Avançar para o conteúdo principal

Quiche de Salmão Fumado, Espinafres e Cogumelos com Quark (Saudável, Sem Lactose)


Tenho a ideia de que há muita gente a morrer de amores por quiches, tartes salgadas e coisas do género. Eu confesso que nunca fui a maior apreciadora - já cheguei a comer uma ou outra vez, mas não fiquei propriamente impressionada.
No entanto, vejo muita gente a fazê-las em versões saudáveis e é costume que sejam adoráveis, por isso não quis deixar de experimentar uma feita por mim. A primeira tentativa, confesso, não saiu muito bem: como não tinha queijo ralado usei mozzarella fresco em pedaços, e sendo um queijo um pouco elástico a textura acabou por não ser a melhor. Vocês sabem o quão má eu sou a fazer bases, e as bases saudáveis caseiras tendem a ser temperamentais, por isso na altura não usei nenhuma - e à textura estranha aliou-se a vozinha interior que me dizia que estava a fazer batota e que uma quiche sem base não era uma quiche, era uma omelete gigante, para me fazer rotular a experiência como não propriamente bem sucedida.
Desde aí nunca mais me ocorreu fazer uma quiche até começar a usar o preparado para pizza da EU Nutrition. Quando me apercebi do potencial do preparado choveram ideias de versões saudáveis de praticamente todos os salgados existentes à face da Terra, quiches incluídas, claro. Surgiu assim de repente a solução para o meu problema com quiches e pude então fazer uma a sério, com direito a base, queijo ralado e ainda outros ingredientes deliciosos como salmão e espinafres, porque eu não brinco em serviço. E agora sim, estou pronta a admitir que subestimei as quiches toda a minha vida. Mas acho que ainda vou a tempo de me redimir. ;)





Quiche de Salmão Fumado, Espinafres e Cogumelos com Quark (Saudável, Sem Lactose)

Ingredientes:
[  150g preparado para pizza proteica (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o código euavela15)
[  100ml de água quente
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  200g de cogumelos (usei de lata)
[  100g de espinafres cozidos (com sal) e escorridos
[  100g de salmão fumado
[  4 ovos
[  150g de queijo quark (podem substituir por um iogurte vegetal, desde que bem espesso, para a versão sem lactose)
[  50g de queijo ralado (usei mozzarella; podem trocar por um queijo isento ou omitir para a versão sem lactose)

Preparação:
| Preparar a massa seguindo as instruções da embalagem: juntar a água quente ao preparado, misturar, deixar levedar durante 15 minutos e por fim amassar durante 5 minutos.
| Com um rolo de cozinha, esticar bem a massa e forrar com ela uma forma redonda.
| Picar os dentes de alho e refogá-los em lume médio numa frigideira pequena com um fio de azeite.
| Quando começarem a ficar dourados, juntar os cogumelos e deixar saltear.
| Adicionar os espinafres e deixar cozinhar durante mais uns minutos. Temperar com sal.
| Bater os ovos com o queijo quark e o queijo ralado.
| Colocar os espinafres e cogumelos por cima da massa (na forma), bem como o salmão, e cobrir com a mistura dos ovos.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 45 minutos ou até dourar (podem tostar a base um bocadinho antes de adicionar o recheio, se quiserem).


Já tinha prometido esta receita em Janeiro no post que fiz sobre o preparado para pizza proteica, mas esta esteve semi-esquecida (semi porque uma pessoa nunca esquece realmente uma quiche assim :P) e só agora teve a oportunidade de ver a luz do dia.
A verdade é que a base funciona mesmo muito bem, é coesa (ou seja, não se desfaz toda, como outras bases saudáveis) e dá outra graça à quiche! A minha opinião é parcial, porque sou uma apaixonada por este preparado, mas recomendo-o mesmo muito (se a minha recomendação não for suficiente irão ficar desarmados quando virem os rissóis saudáveis que fiz com ele :P).
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 136kcal
Proteínas: 11.6g
Hidratos de Carbono: 9.8g 
-       Dos quais açúcares: 1.7g
Lípidos: 5.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.0g
Fibra:  1.9g
Sódio: 294mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu sou das tais que tem uma adoração por quiches! Ficam sempre bonitas, são práticas de comer, complementam uma refeição a seguir a uma sopa, são ótimas para gastar restinhos, são fáceis de fazer e o melhor de tudo é que ficam muito saborosas! Só não faço mais vezes porque a malta cá de casa não aprecia! Por isso, se vivêssemos perto, ia obrigar-te a partilhar essa comigo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ai tão boa que deve ser!
    Já não faço uma quiche há algum tempo embora faça sempre com leite. Experimentar esse queijo na quiche... bem, tenho medo, uma vez que não fiquei grande fã dele.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa adoramos, morremos de amores por quiches!!
    Adorei esta sugestão!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Adoro quiches. Nunca fiz com salmão! Tenho de experimentar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Como eu gosto de quiches! São tão práticas e saborosas, essa sua está com uma cara linda, um amarelo dourado maravilhoso!! <3

    ResponderEliminar
  6. eu gosto tanto, algo bem versátil e sempre delicioso, essa tem um aspeto muito bom e com ótimos ingredientes.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  7. Tem um aspecto maravilhoso ;)
    beijinho
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu antes não gostava de quiches, depois passei a comer mas sem morrer de amores, tal como tu dizes, e actualmente já gosto mais. Ainda assim passo imenso tempo sem as fazer. Esta tua sugestão parece-me muito bem! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Babei e levo receita
    levo a receita...
    bjinhos fofos e gulosos, apareça no http://pratosdabela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Eu não posso vir ao teu blog. Não posso!
    Já tenho propensão a cozinhar coisas saborosas. Assim ainda fico com mais vontade.
    Isto é horrível.
    Mas como a comida até tem bom aspeto, tenho de vir cá na mesma :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t