segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Receitas Testadas da Semana #23 a #33


...Parece que esta rubrica ficou adormecida durante umas semanas. Em minha defesa, não tenho tido muito tempo para posts; para além do mais, é-me difícil ser uma pessoa responsável e ir fazendo as montagens à medida que vejo as publicações, pelo que... Bem, quando me proponho a finalizar isto fotos correspondentes a 10 semanas já se aglutinaram escarnecedoramente numa pasta.

Enfim, o que interessa é que as receitas estão adoráveis como sempre. Talvez adie inconscientemente a preparação deste post por isso mesmo - a minha lista mental de receitas a repetir vê-se logo sobrelotada. Podem ver as fotos por vocês mesmos, para que vos aconteça o mesmo ;) Basta carregarem no nome de cada receita para irem ter ao post respetivo.
























- Queijada de Quark (versão sem quark aqui, versão proteica aqui)






(encontram a receita das madalenas neste link)
Tenham uma boa semana!

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Tofu com Broa (Saudável, Vegan, Sem Lactose)

Hoje é a minha vez de participar no desafio A Preparar o Natal. A minha participação no desafio antecessor (Na Mesa de Natal não Pode Faltar, do ano passado) foi uma sobremesa, que como sabem é mais a minha praia - nessa altura a receita que partilhei foi a de um arroz doce saudável.
Este ano calhou-me um tema diferente: sugestões para o jantar/almoço de Natal. Ocorreu-me fazer uma versão vegan de um dos pratos tradicionais da época, invariavelmente feitos com bacalhau, usando tofu para substituir o peixe - à semelhança do ano passado, em que partilhei uma receita de roupa velha vegan.
Não é questão de tornar o prato mais saudável, porque se o é ou não com estas alterações é questionável. Acho que fazer reinvenções vegan de pratos tradicionais é uma boa forma de provar às pessoas mais reticentes que é possível fazer uma refeição deliciosa sem carne, peixe, ovos ou produtos lácteos. Por vezes ficamos demasiado presos a rótulos - não ser vegan ou vegetariano não implica que não se possa reduzir o consumo de produtos animais, há várias opções válidas entre o oito e o oitenta. Por isso experimentem este tofu com broa e digam-me se é mesmo imprescindível ter bacalhau no almoço/jantar de Natal :)






Tofu com Broa (Saudável, Vegan, Sem Lactose)
Para 4 pessoas

Ingredientes:
[  400g de tofu (usei fumado, mas natural também serve)
[  Sumo de limão
[  Sal
[  Manjericão 
[  Louro (em pó)
[  Pimenta Branca
[  Salsa
[  1 cebola
[  2 dentes de alho
[  Azeite 
[  100g de alho francês
[  1 cenoura ralada
[  200g de broa

Preparação:
| Pelo menos umas horas antes de começar a cozinhar (também podem fazer de véspera), cortar o tofu em pedaços e temperar com sumo de limão, sal, manjericão, louro, pimenta branca e salsa. 
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e os dentes de alho e refogar ambos em azeite (usei um wok, mas também podem usar um tacho ou frigideira).
| Quando a cebola estiver translúcida, adicionar o alho francês cortado às tiras e deixar amolecer.
| Esmagar o tofu com um garfo e adicionar ao wok. Saltear durante uns minutos.
| Juntar a cenoura ralada e deixar cozinhar mais um pouco.
| Transferir o preparado para um tabuleiro que possa ir ao forno.
| Colocar a broa no copo de um processador, juntamente com um pouco de salsa e duas colheres de sopa de azeite. Triturar tudo a uma velocidade elevada durante alguns segundos, de forma a que a broa fique em pedaços pequenos.
| Cobrir o preparado com tofu, no tabuleiro, com esta mistura.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até que a broa fique tostada.


Bem, entre tofu salteado com vegetais e uma cobertura de broa crocante, acho que não resta muito a dizer... :D
É um prato fenomenal, muito reconfortante e natalício, ainda que lhe falte o omnipresente bacalhau. Sendo à base de tofu, não é propriamente semelhante ao habitual bacalhau com broa - mas refeições vegetarianas deliciosas valem por si só, não precisam de copiar 'ninguém' :P
Também se come muito bem aquecido, o que é sempre uma vantagem!
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Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 378kcal
Proteínas: 15.6g
Hidratos de Carbono: 30.5g 
-       Dos quais açúcares: 6.3g
Lípidos: 23.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.7g
Fibra:  5.7g
Sódio: 304mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
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